23 outubro 2010

Estudo sobre a Bíblia (para juniores)

FIZ ESTE ESTUDO SOBRE A BÍBLIA, PARA JUNIORES.
MINISTREI COM AS PEDRAS DA LEI, PERGAMÍNHO, BÍBLIA ESCRITA,
CD DA BÍBLIA, DVD DA BÍBLIA, CD-R E OUTROS...
PARA MOSTRAR A ''EVOLUÇÃO'' DA BÍBLIA NO DECORRER DA HISTÓRIA.


O LIVRO QUE VIAJOU PELO TEMPO
VERSÍCULO: NUNCA ME ESQUECEREI DOS TEUS PRECEITOS’’ SALMO 119:93
No começo, Deus mesmo escreveu a sua Lei, os Dez Mandamentos, em tábuas de pedras lavradas, e as deu a Moisés, para ser obedecida pelo povo de Israel. Deus fez uma recomendação a Moisés, de que os pais deveriam transmitir aos seus filhos a sua Palavra, para que quando crescessem, repetissem aos seus filhos, e assim a palavra de Deus passaria de geração a geração. Isso significa que em todos os momentos os pais deveriam falar aos seus filhos , acerca da Palavra de Deus: em casa, no campo, caminhando etc... E assim a Palavra de Deus ia sendo transmitida na forma falada.
Até que chegou o tempo em que descobriram um jeito de escrever no papiro. Papiro era uma planta aquática que crescia nas margens do rio Nilo lá no Egito. As folhas do papiro era colhidas, prensadas e postas para secar debaixo de grandes pedras. Depois de prontas, recebiam a escrita. E assim se tornou possível escrever, ler e guardar as Palavras do Senhor. Mas o papiro era frágil e não durava muito. Por isso procuraram algo melhor.
Então inventaram o pergaminho. O pergaminho era feito de pele de animais, bem curtida, esticada e emendada uma à outra. O pergaminho tem esse nome por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo. Aquelas peles, depois de escritas, eram presas a um cabo de madeira e enroladas. Os primeiros livros tinham, portanto a forma de rolos.
Muito tempo depois, com o progresso e o desenvolvimento, inventaram o papel. E então com a invenção da imprensa, por Gutenberg, tudo se tornou mais prático e fácil. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia, lá na Alemanha. E assim tem chegado até nós, a Palavra de Deus. Ela é o nosso guia que nos ensina o caminho para o céu. Tudo aconteceu de acordo com o plano de Deus.
Então, a primeira Bíblia foi de perda, depois de papiro, depois de peles de animal, depois escrita no papel, gravada em cd, cd-r, dvd e até em celular... Que coisa maravilhosa a Bíblia atravessa o tempo, vencendo todas as barreiras, e ainda é o livro mais vendido do mundo.
Amemos a Palavra de Deus!
Tia Néa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário