Festinhas na EBD


Festinhas na EBD

Acredito que tudo o que se faz na EBD, deve ser útil para o crescimento espiritual das crianças. As festas recreativas podem ser uma ferramenta muito importante se tiverem um propósito espiritual definido.

Festa das nações:  (para fins missionários )
Versículo: “Contai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas”  I Cr 16.24
Cada criança deve caracterizar um país. As comidas devem ser de vários países também. A decoração deve ser feita com mapas mundi, globos, balões coloridos e bandeiras de diversos países.
Durante a festa podem ocorrer: louvor (músicas relacionadas com o tema) Desfiles (com premiação), teatro de fantoches (com temas missionários), vídeos e brincadeiras (relacionadas com o tema).
No encerramento deverá ser feita oração pelas nações: As crianças formarão um grande círculo, representando o globo terrestre (se o espaço for pequeno, podem ser feitos vários círculos, um dentro do outro). Cada criança deverá levar para casa uma lembrança da festa.

Festa do pijama:
Versículo:Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”. Sl 4.8
Prontos para dormir! Eh eh... calma lá... a festa só tá começando... todos devem vestir suas pantufas e seus pijamas. Em época de inverno estas festas são uma ótima pedida e as crianças podem tomar pratos quentes como sopas, chás, chocolates quentes, pãezinhos e pipocas. Podem assistir um bom filme ou a tia pode contar uma história com um livro (como a mamãe faz antes de dormir).
As mesas podem ser decoradas com abajus, pra gerar um ambiente bem acolhedor. Tapetes, almofadas, bichinhos de pelúcia, louvor e brincadeiras não podem faltar.
Esta festa é uma ótima pedida para quem quer fazer um acampadentro bem divertido.

Festa do amigo:
Versículo: ”Por que Deus amou o mundo de tal maneira...”  Jo 3.16
Nesta festa cada criança deverá trazer um amigo, ou mais, de preferência alguém que não seja evangélico. Criança sozinha não entrará. Na entrada uma tia deverá anotar os nomes e os telefones dos amigos. Para que o departamento possa se comunicar com eles, fazer convites ou visitas.
A festa deverá ser toda decorada com as cores do livro sem palavras (mesas, vasilhas, balões, etc...) Os louvores serão evangelísticos, e deverá ser feito um painel decorado com as folhas avulsas do livro sem palavras, a tia irá apanhando as folhas no decorrer da história, para formar o livro sem palavras.
Deverá ser feito o apelo. E as crianças que receberem Jesus, receberão também um pequeno livro sem palavras para que contem sua história a outras crianças. Serão feitas gincanas e brincadeiras de acordo com o tema ou nas cores do tema. Poderão ser utilizados brinquedos (cama elásticas e outros...)  desde que estejam decorados com as cores do livro sem palavras.
Cada amigo deverá levar para casa um convite da EBD.
Esta festa é muito útil para trazer crianças a Cristo.

Festa no céu:
Versículo: “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra”. Ap 22.12
Esta festa deverá despertar a alegria e a expectativa das crianças sobre um tema atual, muito importante, porém pouco ministrado a elas, que é a volta de Jesus.
A festa ensinará do começo ao fim. Todos os organizadores deverão estar vestidos de branco.  Na entrada cada criança deverá receber um passaporte vermelho (representando o sangue de Jesus) com o seu nome escrito nele e uma coroa dourada, decorada com pedras preciosas.  Será feito um túnel decorado de nuvens que levará ao salão.
A decoração do salão deverá ser dourada (mesas, cortinas, balões, vasilhas etc...). Na entrada do salão, terá um grande e dourado, bem-vindo.
Terá também um trono dourado, onde as crianças poderão sentar.  Nesta festa as crianças serão servidas pelos organizadores. Elas devem se sentir no céu.
Terá também, muita adoração e a ministração da historia “a volta de Jesus’’.
Brincadeiras, gincanas e brinquedos, garantirão a alegria da festa. No encerramento acontecerá a hora do galardão, cada criança deverá ser premiada com uma lembrança embrulhada num papel dourado, e o nome Jesus escrito nele.

Festa das frutas:
Versículo: “ Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.  (Gl 5.22)
Este tema é bem prático e produzirá o crescimento espiritual das crianças da igreja. 
Na entrada as crianças receberão máscaras de frutas. E as tias terão aventais estampados com frutas. Será servido, saladas de frutas, sucos de frutas, gelatinas, sorvetes, bolos, e muitas frutas.
Depois do louvor as crianças receberão a ministração dos frutos do Espírito,  o  significado e a aplicação prática  de cada um deles.
As balas de frutas serão uma ótima lembrança, para esta festa.