06 novembro 2010

Estudo sobre a Armadura de Deus

Armadura de Deus

O que é armadura? Armadura é um tipo de roupa especial usada como proteção.

Por que nós precisamos de uma armadura? Porque o diabo é inimigo de Deus e como nós somos filhos de Deus, ele é nosso inimigo também.

O que fazer com a armadura?
Deus nos faz uma promessa: Ele diz que se colocarmos a Sua armadura, a proteção especial que Ele nos deu, nós iremos resistir ao dia mau. Quando o diabo nos atacar com tentações, para nos fazer pecar, não iremos ceder. Seremos capazes de ficar firmes e não cair diante do inimigo.
Como é a armadura de Deus?A armadura de Deus é espiritual. Você não pode ver, mas você pode colocar em prática na sua vida diária com Deus.
O Cinto da Verdade
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. João 8:32
O cinto da verdade é uma arma de defesa. Mas como usar esse cinto?
O texto diz: Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade.
Cingir quer dizer: rodear, cercar, envolver em torno.
Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados pela verdade.
E alguém pode me dizer quem é a verdade? A verdade é uma pessoa: Jesus (João 14:6)
Só através d'Ele que vamos a Deus. A mentira é filha do diabo.
Não podemos permitirmos que as “mentirinhas”, façam parte da nossa vida, mesmo as que parecem tão "pequenininhas", tipo: Primeiro de abril!, ou aquelas que as pessoas costumam chamar de mentirinha branca: Diz que não estou! E coisas desse tipo.
As mentirinhas nos tornam tão mentirosos como o próprio diabo.
Se fizermos o que ele faz, se jogarmos no time dele, como nós lutaremos contra ele? Seremos derrotados.
A Couraça da Justiça
Somente a justiça seguirás, para que vivas e possuas como herança a terra que O Senhor Deus te dá” Deuteronômio 16:20.
Essa é uma arma de defesa que o Senhor preparou para nós: A couraça da justiça.
Mas o que é uma couraça? O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem.
É como uma tartaruga, com aquela carapaça. Aquilo é a sua couraça. Quando ela se vê em perigo, recolhe a cabeça e as perninhas para dentro da sua armadura e assim fica segura.
Ou até, podemos assemelhar a couraça ao que muitas pessoas estão mandando fazer em seus carros: blindar. Isto é, uma proteção especial nos vidros e em todo o carro para torná-lo resistente a balas ou a outros ataques que possam ocorrer. E o Senhor nos reveste com essa blindagem no nosso peito, que é a couraça da justiça.
Mas que justiça é essa?
É algo que está em conformidade com o que é direito; com o que é correto, com o que é justo. É agir dentro da legalidade, da forma correta diante da Deus.
Então, quando o Senhor nos manda vestir a couraça Ele está nos ensinando que, se nós agirmos, em tudo, de maneira correta, de forma justa, obedecendo aos mandamentos do Senhor, a palavra dEle, então, estaremos protegidos do inimigo, pois ele não terá argumentos contra nós, isto é, o inimigo não terá nada de que possa nos acusar.
Os Calçados do Evangelho da Paz
Os filmes e os vídeos-games, nos mostram que todo guerreiro, ao entrar em uma guerra, deve estar sempre preparado para enfrentar e resistir aos ataques do inimigo e, também, contra-atacar.
Um soldado despreparado, sem armas e sem uma estratégia de guerra é um sério candidato à morte.
Nós vivemos em uma luta constante contra um inimigo que não nos dá descanso. Em todo tempo ele está preparando armadilhas espirituais, laços, para nos apanhar de surpresa.
A Palavra diz em: 1 Pe 5:8 “sedes sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso inimigo, anda ao vosso derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar.”
Por isso, não devemos desviar nossos pés do caminho de Cristo. Os calçados do evangelho da paz, nos protegem dos desvios, dos atalhos que o diabo põe no nosso caminho.
O Escudo da Fé
Sem fé, é impossível agradar a Deus”. Hebreus 11:6
Esse escudo não é um escudo qualquer, feito de aço, ferro ou qualquer um outro elemento físico. A matéria-prima do desse escudo chama-se FÉ.
E o que é fé?
A Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se pode ver. A fé é a base do nosso escudo. É crer, é ter certeza e convicção firmes em Deus e nas Suas promessas, mesmo que nossos olhos ainda não estejam vendo nada.
Satanás, lança dúvidas no nosso coração: Será que Deus me ama mesmo? será que Ele me ouve? Será que Ele existe? Será que Ele criou tudo isso? Será que nós viemos do macaco? Será que o evolucionismo tem razão? Será que Darwin estava certo? Será que aquele professor está certo?
Se a dúvida entrar pela porta, a fé pula pela janela, mas as duas não andam juntas.
Proteja o seu coração, crendo em Deus e na sua palavra.
O Capacete da Salvação
Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8:1
Para que serve o capacete?
Ele tem a função específica de proteger a cabeça, e é equipamento de segurança obrigatório para quem anda de moto, de bicicleta, brinca de skate ou patins, pratica algum esporte de risco, trabalha em construções etc. Ele protege a nossa caixa craniana contra traumatismos.
Na nossa guerra espiritual, também precisamos de um capacete que guarde a nossa mente, pois este é o nosso maior campo de batalha. A parte mais importante do soldado é a cabeça, pois ela comanda todo o corpo e atingindo a cabeça, todo o corpo cai.
Satanás sabe disso e investe constantemente criando formas atraentes e criativas para encher a nossa cabeça de idéias, pensamentos e ensinos, contrários à Palavra de Deus.
Ex: fantasias sexuais, pornografia, pensamentos de prostituição, (ser virgem é careta), planos de vingança, vícios, pensamentos de suicídio, em fim.... Tudo isso são ataques de espíritos mundanos na mente.
A Espada do Espírito
“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Salmos 119:11
Em primeiro lugar, precisamos conhecê-la. Um soldado, antes de aprender a atirar, deve primeiro conhecer a arma que vai usar para depois manusea-la corretamente.
Há muitas pessoas andando com Bíblia embaixo do braço, dentro do carro, guardando na estante, carregando na bolsa ou deixando aberta em cima da mesa (geralmente no Salmo 91), como se fosse um amuleto da sorte. Mas nem sequer abrem a Bíblia para lerem de vez em quando.
Para conhecer essa arma é preciso ler, estudar e meditar diariamente.
Depois é preciso aprender a usá-la, como Jesus, quando estava no deserto e foi tentado por Satanás. Satanás usou contra Jesus as suas armas, mas Jesus o venceu com o poder da Palavra: Está escrito!
O que Deus escreveu ninguém pode mudar e o inimigo sabe disso.
Ele sabe que quando a espada do Espírito é liberada pela nossa boca ele não tem mais chance para nos vencer.
Você sabia que a sua boca é a maior arma contra o inferno quando se abre para declarar a Palavra?
Paulo disse: “Eu escrevi a vocês, jovens, porque vocês são fortes e a palavra de Deus está em vocês, e vocês já venceram o maligno”. I Jo 2:14

6 comentários:

  1. Esse material está muito bom! Realmente é bem esclarecedor... com um nível de detalhamento bem apropriado para passar a mensagem para crianças!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, um comentário maravilhoso, claro e muito objetivo, não so para crianças, mas tb para o adulto, vou aproveitar para dar aula na EBD. gostei muito

    ResponderExcluir
  3. Excelente!!! Amei a maneira clara e coerente com a qual você escreveu. Sou escritora de ficção juvenil e me identifiquei muito com tua escrita! Deus continue te dando sabedoria!!! Nossos jovens precisam de textos assim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que bênção encontrar este material! Veio direto do céu!

    ResponderExcluir