EBD

O Começo De Tudo 
Minha primeira experiência no ministério de ensino infantil, se deu quando eu ainda era  pré-adolescente. 
Lembro-me como se fosse hoje, o Espírito Santo colocou no meu coração um forte desejo de  compartilhar com as crianças da minha rua, tudo aquilo que eu aprendia na EBD aos domingos.
Eu saia pelas casas convidando as crianças para ouvirem as histórias bíblicas. Sentávamos em círculo na grama sob a copa de uma emorme mangueira, no quintal da minha casa, na cidade de Soure (Ilha de Marajó), extremo norte do Brasil. 
Meu único recurso era a minha Bíblia e as minhas mãos, de onde as crianças não tiravamos os olhos,  a imaginação delas criava asas, e o mesmo Espírito que ministrava lá no templo, ministrava  também, nos nossos coraçõeszinhos ali naquele lugar. 
A Bíblia pode se tornar muito interessante, se for lida como um livro de histórias cheio de emoções, curiosidades, mistérios, heróis e heroínas, e, mais que tudo, algo verdadeiro, em que se pode confiar.   
Com quinze anos eu fui convidada para assumir a classe Amiguinhos de Jesus de 6-8 anos, da minha igreja. 
Uma lição que tenho aprendido ao longo do meu ministério é depender totalmente do Espírito Santo. 
Para muitas pessoas o Espírito Santo é um impulso ou um sopro, uma influência ou algo impessoal. Mas o Espírito Santo é uma pessoa com a qual podemos nos relacionar e confiar completamente, Ele é o mais interessado no sucesso do nosso ministério.
O Espírito Santo é o Consolador ou "Parákletos" (Jo 14 a 17). No grego significa alguém que é chamado para ficar ao lado, com o propósito de ajudar.
Nos nossos dias, as crianças são muito incentivadas pela TV e modismos, no sentido de estimulá-las a um amadurecimento precoce. Nunca houve tanta exploração das fantasias juvenis como no momento. As crianças precisam ocupar-se com coisas mais sadias, suas mentes estão fervendo de perguntas e precisam sentir firmeza nAquele que é certo, verdadeiro e duradouro.
Por isso, não menospreze o papel do Espírito Santo. É vital depender dEle e conhecê-lo cada vez melhor.





Acredito que esse relógio será muito útil pra quem quer desenvolver um trabalho sobre oração com a turminha.


Deus abençoe!






















A Importância do apelo na EBD 

CRIANÇAS E ADOLESCENTES - INSTRUMENTOS DO AMOR DE DEUS
 Sabemos que a evangelização de crianças  é uma das mais importantes tarefas colocadas nas mãos da Igreja do Senhor Jesus Cristo.
Em qualquer grupo de crianças em que você for trabalhar, tenha em mente dois tipos de crianças: a salva e a não-salva. Isto porque “todo filho de peixe, peixinho é, mas nem todo filho de crente, crentinho é”.
Conduza a criança a Cristo
a)  Leve-a a compreender a necessidade que ela tem da salvação (Rm 3:23).
b)   Leve-a a conhecer o caminho da salvação (1 Co 15:3-4).
c)   Leve-a a receber o presente da salvação, (Jo 1:12).
d)   Leve-a a crer, pela Bíblia, que tendo recebido a Cristo como Salvador, agora tem a salvação, (Jo. 3:36).
 A finalidade de se trabalhar com crianças é oferecer-lhes três coisas essenciais:
a)   Salvação: É a base da sua vida. A aceitação pessoal de Cristo.
b)   Crescimento: Conhecimento da Palavra de Deus e o seu relacionamento com Cristo, para uma vida feliz.
c)    Serviço: Sua vida diária de acordo com a vontade de Deus, agora trabalhando para Ele.
O Apelo na salinha da EBD 
  1.  O apelo é importante, porque ele une a decisão da criança a Cristo.
  1. Geralmente, o apelo é feito no final, mas pode ocorrer em um momento especial  no meio de uma lição. Se isto acontecer, você deve fazê-lo.
  2. Deve ser objetivo e pessoal, usando poucas palavras: "Você quer...?'', "Você aceita...?" não faça do apelo,  uma apelação.
  3.  Converse com a criança, que recebeu Jesus, depois da aula,  leva-a ao entendimento da atitude que tomou, com uma conversa em particular.
 Jamais esqueça da segurança da salvação.
·  Quando alguém perguntar: Você é salvo? O que você irá dizer?
·  Se alguém perguntar: Como você sabe que está salvo? O que irá dizer?
·  Resposta correta: Eu sei que sou salvo porque a Bíblia diz, e ela é a Palavra de Deus. Eu creio na Sua promessa de que sou Seu filho.
·  A segurança da salvação tem que ser baseada na Palavra de Deus e não no que a criança pensa.
·  Se você pecar, continua salvo? (geralmente a criança diz não)
.  Não devemos pecar nunca. Não podemos amar o pecado.
·  Quando pecamos, devemos confessar, ou seja, contar o pecado, e deixá-lo, pedindo perdão a Deus, em nome de Jesus, e Ele perdoará, (1 Jo 1:9, 2:1).
·  Você é salvo agora.
.  O Senhor quer que você cresça no conhecimento dEle, lendo a Palavra,    orando, congregando e testemunhando.



EBD - BÊNÇÃO DE DEUS,RESPONSABILIDADE NOSSA

 RESPONSABILIDADE DO ALUNO 
O segredo de uma escola dominical dinâmica e eficaz depende, e muito, do aluno. E como deve ser o aluno da escola dominical? Qual o perfil do aluno ideal? Antes de respondermos a essas perguntas, é importante dizer que por aluno ideal não nos referimos, propriamente, a um ser extraordinário: brilhante, gênio, super intelectual. Não, o aluno ideal é antes de tudo uma pessoa bem intencionada. Como assim? Ele é dedicado: Assíduo, pontual, responsável. Vai à escola dominical com prazer e não para dizer simplesmente "estou aqui", "cheguei" ou "agora o professor não vai pegar no meu pé". O verdadeiro aluno da escola dominical não pensa assim. Ele vem disposto a colaborar seriamente na sala de aula. 
De uma coisa precisamos estar cientes: 50% ou mais do bom desempenho do professor numa sala de aula depende de seus alunos.  É o que eu costumo dizer aos meus alunos,  sem querer jogar sobre eles a responsabilidade que cabe a mim. 
A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR 
O bom professor é aquele que almeja a excelência do ensino e se empenha em alcançá-la. Tem que ser como o apóstolo Paulo exortou: "…o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7). Paulo recomenda àquele que ensina a dedicação total desse ministério. Dedicação que resultará num progresso constante do professor,  quer seja em relação à habilidade no ensino e crescimento espiritual de seus alunos;  quer seja em relação a sua própria vida cristã. 
O professor da escola dominical deve ser o primeiro a viver o que ensina. A classe nunca deve ser subestimada (muito menos a dos pequeninos). Ela saberá se o professor está sendo sincero no que diz. Como também saberá se o professor se preparou adequadamente para a aula. Quando o professor não se esforça para fazer o melhor,  ele não apenas desrespeita seus alunos como peca contra Deus. 
Além de viver o que ensina, o bom professor conhece seus alunos. Ele nunca deve acreditar que basta, por exemplo, pegar a revista e ensinar o que está ali, por melhor que seja o seu trabalho de pesquisa. O professor da escola dominical deve conhecer a sua classe, cada um de seus alunos. É importante que o professor conheça seus alunos, até mesmo para uma transmissão mais natural e eficaz de sua aula. 
· Utilizar sempre a Bíblia como referencial absoluto. 
· Evitar o distanciamento do assunto proposto na lição. 
· Relacionar as aulas ao cotidiano dos alunos, desafiando-os a praticar as verdades aprendidas. 
· No final da aula, despertar os alunos quanto ao próximo assunto a ser estudado, mostrando-lhes a possibilidade de aprenderem coisas novas e incentivando-os a estudar durante a semana. 
· Depender sempre da iluminação do Espírito Santo, orando, estudando e colocando-se diante de Deus como instrumento para a instrução de outros. 
· Verificar a transformação na vida dos alunos, a fim de avaliar o êxito de seu trabalho. 
Duas coisas, pelo menos, têm levado muita gente a perder o interesse pela escola dominical hoje em dia, ou seja, a falta de criatividade do professor e dinâmica das aulas. Professor: Faça de sua aula algo interessante; seja criativo, gaste tempo nisso. Criatividade e dinamismo são, em boa parte, o segredo do sucesso do professor eficaz. 
É necessário que o professor da escola dominical veja seu trabalho como o ministério que Deus lhe deu e que, por isso mesmo, precisa ser realizado da melhor maneira possível. "… o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7).
 A RESPONSABILIDADE DOS PAIS 
A responsabilidade dos pais crentes com a escola dominical é dupla. Em primeiro lugar, os pais precisam ser assíduos e freqüentes na escola dominical. Os pais que vão somente ao culto vespertino, achando que faltar na escola dominical não tem tanto problema, certamente estão impedindo o crescimento espiritual de seus filhos. A presença dos pais na escola dominical é imprescindível, pois, afinal de contas, nós pais somos  (bem ou mal)  modelos para os nossos filhos. 
Os filhos desejam e precisam ver nos pais a seriedade no trato com a escola dominical. E isso, por si só, deve ser motivo de reflexão para os pais , pois os pais precisam, pela vida e pela palavra, mostrar aos filhos que a escola dominical é um importante veículo de crescimento espiritual. 
Geralmente as crianças não apreciam levantar cedo para ir à escola dominical. Boa parte delas já faz isso durante a semana. Porém, os pais devem passar para os filhos que a escola de domingo também é especial por uma série de razões. Erra o pai ou a mãe que acha que não deve levar sua criança à escola dominical, apenas porque ela está cansada por estudar durante a semana, ou porque brincou demais no sábado ou foi dormir tarde por causa daquela festa. Esse é um tipo de compaixão que não procede. É nessa hora que os pais, amigavelmente, devem mostrar aos filhos que a escola dominical é especial para toda a família. 
Papai e mamãe, levem seus filhos à escola dominical, tenham eles vontade ou não. Cumpram as suas responsabilidades como um dia prometeram a Deus quando levaram seus filhos para serem  apresentados. Amanhã poderá ser tarde de mais para chorar o que podia ser evitado ontem.
A escola bíblica dominical promove a edificação da igreja na Palavra, ganha vidas para Cristo e  as discipula, forma líderes capacitadores, e cristãos genuínos. 




ENSINANDO CRIANÇAS DE LARES PROBLEMÁTICOS

Nenhum lar está isento de problemas. As famílias entram às vezes em crises por diversas razões. As crianças de lares com problemas são muitas vezes perseguidas por sentimentos de medo ou desespero. Muitas sentem solidão e isolamento, pensando que seus problemas são únicos. Elas ficam confusas porque amam os pais, porém sentem-se geralmente impulsionadas pelo desejo de obter a atenção dos pais. Quando fracassam em suas tentativas de agradar, se sentem mal sobre quem pensam que são, e acabam convencidas de que não têm valor.
Professor,  Fique Atento aos Sintomas das Crianças Magoadas
As crianças de lares com problemas aprendem três regras: NÃO CONFIE /NÃO SINTA /NÃO FALE. Muitas delas transferem essas regras para o relacionamento fora de casa.  Num grupo, essas crianças muitas vezes parecem desatentas ou retraídas. Elas talvez tenham dificuldade em prestar atenção ou não queiram participar das atividades. Algumas crianças magoadas podem demonstrar ira ou agressividade. Outras podem se agarrar as pessoas ou bancar o palhaço, mostrando sua necessidade de aceitação e afeto ao solicitar atenção permanente – de maneira positiva ou negativa.
 Um desafio enfrentado pelos que trabalham com crianças é discernir a razão do comportamento delas. Precisamos de ajuda do Espírito Santo.  Devemos lembrar que as necessidades de todas as crianças, são basicamente as mesmas. Todas precisam de respeito e atenção, incentivo e amor. O professor desempenha às vezes um papel vital como o único adulto capaz de ajudar crianças carentes, a ver o seu valor aos olhos de Deus.
Professor, permita que Deus use Você para Satisfazer as Necessidades das Crianças 
1. Planeje sua aula de modo que Cristo seja o tema Central. Ao trabalhar com crianças necessitadas, compreenda que a melhor maneira de resolver os problemas delas é fazê-las conhecer a Deus, recebendo Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Evangelize e discipule: apresente às crianças Àquele que irá acompanhá-las vida a fora para satisfazer cada uma das suas necessidade.
2. Faça cada criança sentir-se bem-vinda e aceita. Neutralize os sentimentos de rejeição que as crianças possam ter, cumprimentando cada uma com um sorriso amigo, uma palavra amável. Demonstre-lhes que você está contente com a presença delas. Trate cada uma com respeito. O amor de Deus por nós não se baseia em nossa aparência ou no que fazemos.
3. Torne sua classe um lugar seguro e estável. Um ambiente agradável e organizado, com certa rotina, pode ser um oásis. Peça ajuda de Deus para capacitá-lo a ser bem–humorado e mostrar amor.
4. Discipline adequadamente. Os lares com problemas são freqüentemente caracterizados por padrões de disciplina rígidos. Estabeleça, explique e reforce regras simples para classe, com palavras bondosas e firmes. Quando for necessária correção, critique o comportamento e não a criança. Deixe que esta saiba que você acredita que ela pode melhorar.
5. As crianças com problemas dificilmente tem oportunidade de participar de divertimentos saudáveis. Procure envolve-las em atividades criativas que lhes irão estimular o crescimento. Ajude as crianças carentes a preencher os vazios em sua vida diária, sugerindo maneiras de passar as horas de lazer em atividades que agradem ao Senhor. Considere levá-las a passeios em grupo.
6. Modele a vida cristã vitoriosa. Você pode ser o único adulto salvo na vida de uma criança necessitada. Deixe que os meninos e meninas vejam Cristo em você. Não tente dar às crianças a falsa impressão de que você é perfeito;  em vez disso, seja transparente. 
7. Ouça as crianças e incentive-as a falar. As crianças que passam por problemas quase sempre precisam expressar seus temores e preocupações. Fique à disposição delas e tome tempo para ouvi-las com atenção. Enquanto falam, faça comentários positivos. Ajude as crianças a pensarem positivamente sobre elas mesmas. Ganhe a confiança delas, mantendo em sigilo as informações recebidas delas.
8. Assegure e encoraje as crianças. Assegure as crianças do amor e aceitação de Deus. Conte a elas que Ele deseja perdoar e salvar. Compartilhe Escrituras que falem dos planos especiais de Deus para a vida de cada criança  (por exemplo,  Jeremias 29.11).
9. Desenvolva confiança. Não desperte as defesas delas nem aumente o conflito que já sentem. Senpre que fizer uma promessa, não deixe de cumpri-la rapidamente.
10. Ensine às crianças versículos-chave aos quais possam recorrer. Os meninos e meninas em situações difíceis precisam saber o que é errado e como agir certo. Eles necessitam do consolo das promessas de Deus. Ajude-os a guardar no coração versículos que falem dos padrões de Deus e os assegure do Seu amor e proteção.
11. Ore com as crianças e pro elas. As crianças de lares com problemas muitas vezes se sentem engaioladas, solitárias e com medo. Ajude-as a compreender que Deus está sempre vigilante e atento. Encoraje-as a se voltarem para Ele quando precisarem de ajuda. Mostre sua preocupação sincera, ore pelas necessidades especificas das crianças.